Tutoriais para utilização do docente no Ensino Remoto

   Ambientes virtuais de ensino

...

.

Moodle passo-a-passo.

Neste tutorial é possível visualizar as diferentes ferramentas do Moodle, como "edição do perfil", "mudança de senha", como utilizar o "Fórum", o "Wiki", a "Base de dados", ver "notas", enviar um ítem ao "Glossário", além de envio de "mensagens privadas".

.

Google sala de aula.

Aqui será possível aprender como configurar o Google Sala de Aula, como criar, entregar e acompanhar as tarefas, atribuir nota e dar feedback, além de como se comunicar com a turma e responsáveis do curso.
....

Ferramentas Google

...

.

Ensinando de casa.

Este tutorial apresenta abordagens do ensino em casa, quais são os primeiros passos, como criar uma turma, como preparar uma apresentação aos alunos e como criar testes online pelo Google Sala de Aula.

.

Google passo-a-passo.

Aqui será possível visualizar o passo-a-passo para utilização de ferramentas Google como: Gmail, Documentos, Apresentações, Planilhas, Drive, Agenda, Formulários e Youtube.


.

Google Drive e de Equipe.

Este tutorial mostra a ferramenta Google Drive e o Drive de Equipe.
....

Jogos e exercícios online

...

.

Hot Potatoes.

.

O Hot Potatoes é um software que cria jogos do tipo palavra-cruzada, exercícios de questionário, de associação, frases ou palavras desordenadas e texto lacunar. Toda explicação para sua utilização encontra-se neste tutorial.

.

Questionários no Moodle.

Os questionários do moodle são excelentes para avaliação dos seus alunos. Aqui apresentamos um vídeo contendo o passo-a-passo para desenvolvimento desta ferramenta tão poderosa para o ensino remoto.
....

Videoaulas

...

...

OBS Studio

O OBS Studio é um software de transmissão ao vivo e gravação de tela gratuito para sistemas operacionais Windowns, MacOS e Ubuntu (Linux). Ele pode ser um grande aliado no desenvolvimento de suas videoaulas!

.

Google Meet.

O Google Meet tem se mostrado uma poderosa ferramenta para desenvolvimento de videoaulas de forma autônoma pelos docentes. Este tutorial apresenta o passo-a-passo de como utilizá-lo no ensino remoto.

.

Power Point.

Você sabia que o Microsoft Power Point também pode ser utilizado para desenvolvimento de videoaulas? Porém ele é uma ferramenta paga... No entanto, caso você já o tenha instalado em seu computador, vale a pena conferir este tutorial de como construir sua videoaula a partir desta ferramenta.

Acesse também o Portal do IEP3: https://www2.unesp.br/portal#!/iep3/tecnologias-para-ead/

 

Última atualização: sexta, 30 Set 2022, 15:39